TEATRO POPULAR
UNIÃO E OLHO VIVO

Quem Somos

 

Criado em 27 de fevereiro de 1966, o Teatro Popular União e Olho Vivo, um dos mais antigos grupos de teatro do Brasil, em 2014 completa 48 anos de resistência. É no dizer de Augusto Boal, o mais antigo grupo de teatro popular das Américas.

O TUOV já representou o Brasil em mais de 20 festivais internacionais de teatro e se apresentou em países da América, Europa e África.

Recebeu inúmeros prêmios da crítica teatral brasileira e estrangeira, como “Ollantay” (Caracas, Venezuela), “Casa das Américas” (Havana, Cuba), “Festival Mundial de Teatro” (Cairo, Egito),“Festival Internacional de Teatro” (Nanci, França), dentre outros.

Apresentou-se por mais de 3.600 vezes para um público superior a 3 milhões de pessoas.A maior parte dessas apresentações, seguidas de debates, foram realizadas gratuitamente para plateias populares nos bairros periféricos da Grande São Paulo.

Nessas quase cinco décadas, o Teatro Popular União e Olho Vivo desenvolveu um fértil trabalho, reconhecido nacional e internacionalmente, em prol do desenvolvimento do teatro popular, sendo o objetivo principal a troca permanente de experiências culturais com as comunidades carentes da Grande São Paulo e de todo o Brasil, tendo sempre como referência a arte e a cultura popular brasileira, dentre eles: o carnaval, o bumba meu boi, o circo, o futebol e a literatura de cordel.

Apoio

  • Prefeitura de São Paulo - Cultura
  • Programa Municipal de Fomento ao Teatro
  • Governo do Estado de São Paulo

Acompanhe o TUOV na rede

Onde estamos